Informe CAPESESP |  Edição  01 - 2018

acs@capesesp.com.br

 

Editora:

Maria Isabel Marques

MTB 16.996

 

Assistente de Comunicação Social:

Glaucia Montes

MTB 33.069

 

Projeto Gráfico:

Patricia Lopes da Silva

Fotos: DepositPhotos

 

Estamos nas Redes!

Aprenda a controlar suas contas e

termine o mês e o ano no azul

O orçamento doméstico funciona como uma balança: ajuda a manter o equilíbrio entre nossa receita (quanto ganhamos) e as despesas mensais (quanto gastamos).

 

Confira as dicas de especialistas para manter o orçamento em dia:

1. Entenda o que é renda

Trata-se do dinheiro que você ganha, no caso de:

 

Autônomo: Recebe honorários sobre o que produz.

Trabalhador empregado: Possui salário fixo mais benefícios (ex: vale-refeição).

Aposentado ou pensionista: Conta com salário do INSS ou pensão.

 

2. Identifique suas despesas

Elas se dividem em três grupos:

 

Fixas: Contas mensais que têm data fixa para pagar. Exemplos: água, luz, telefone, empréstimo bancário, seguro do carro, escola das crianças, financiamento do carro etc;

Variáveis: Gastos do dia a dia, normalmente pagos à vista, em dinheiro, no débito automático ou no cartão de crédito. Exemplos: feira, padaria, remédios, cinema em família etc;

Especiais: Gastos emergenciais ou programados com antecedência. Exemplos: doença, acidente, impostos, consertos em geral, material escolar, presentes de Natal, festa etc.

 

3. Elabore um planejamento e compare no fim do mês!

O planejamento deve ser feito no começo de cada mês, registre o dinheiro que entra (receita) e a previsão do que vai gastar (despesa). No fim do mês, complete a coluna de Gastos Reais e compare com a de Previsão. Assim,  conseguirá ver direitinho para onde vai a renda da família. Não deixe de incluir nas despesas parcelas de dívidas que você já tem!

 

4. Anote todos os gastos

Descreva a totalidade das suas despesas, independentemente do valor. E, para facilitar, registre-as diariamente.

 

5. Verifique o saldo

Para fechar o orçamento do mês, pegue a calculadora e subtraia o total das despesas do total da receita.

 

Se o saldo for POSITIVO (ou seja, sobrou dinheiro no fim do mês como no exemplo), parabéns! Mas não saia gastando: coloque uma parte na poupança. Se o saldo der NEGATIVO, reveja seus gastos e corte despesas. Ou então, tente ganhar um extra para equilibrar as contas e evitar a bola de neve do endividamento.

 

 

Aplicativos de controle de Orçamento

Hoje, você pode contar com aplicativos que ajudam no controle do seu orçamento. Veja alguns:

 

1. GuiaBolso

Automatiza as categorias, lançando as despesas com marcadores como Mercado, Transporte e Restaurantes, por exemplo. O sistema, também, permite criar orçamentos e acompanhar sua realização. Gratuito.

 

2. Organizze

Você pode adicionar as entradas e saídas de dinheiro e controlar para onde vão e de onde vêm os recursos por meio de gráficos bem eficientes. Ele tem uma versão básica e Grátis, mas também oferece a opção paga com algumas funcionalidades a mais.

 

3. Minhas Economias

Após o cadastro na plataforma é possível organizar as contas pessoais e planejar orçamentos. Você pode, ainda, categorizar manualmente as despesas ou utilizar o gerenciador de sonhos, que ajuda no controle para poupar dinheiro. O app, também, conta com gráficos e relatórios para facilitar o entendimento da sua situação financeira. Gratuito.

 

4. Moni

Este aplicativo é muito fácil de ser usado, basta registrar as despesas em um botão vermelho com o símbolo de negativo (-) e lançar as receitas num botão verde com símbolo de positivo (+). É possível adicionar observações aos lançamentos para melhorar o registro. Gratuito e disponível apenas para iOS.

 

5. Wally

A utilização é muito fácil e prática. Você só precisa inserir seu salário e gastos. O app vai mostrar orçamentos diários e uma comparação da sua situação com a de outras pessoas. Ele, também, reconhece aonde você vai com o intuito de mostrar como você gasta o seu dinheiro. O Wally tem um scanner de recibos para digitalizar e jogar fora todos os papéis. Gratuito.