A IMPORTÂNCIA

DO TRABALHO

EM EQUIPE

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso das organizações. Todos os empregados precisam ter o mesmo propósito; caso contrário, é como se existissem diferentes culturas dentro de uma mesma Entidade, o que é impensável quando se fala em alinhamento de missão, visão e valores.

Um grupo eficiente é aquele que consegue somar diferentes talentos e habilidades, de modo a alcançar os resultados esperados pela organização. Por mais que os profissionais convivam diariamente com pessoas de opiniões variadas, objetivos distintos e com outras maneiras de enxergar o mundo, é necessário aprender e acolher essas diferenças.

 

Nesse sentido, é cada vez mais importante se preocupar

com as habilidades comportamentais, que podem ser desenvolvidas em momentos de entrosamento entre os empregados. O Coral Institucional e o Grupo de Teatro da CAPESESP são algumas das atividades criadas pela Entidade com o objetivo de estimular o trabalho em equipe,

o relacionamento interpessoal e o processo criativo.

Confira outras

características importantes para o trabalho em equipe:

SABER LIDAR COM AS EMOÇÕES

As pessoas podem apresentar diferentes reações em momentos de pressão: nervosismo, agressividade, paralisia, ataques explosivos, entre muitos outros comportamentos. Saber lidar com as emoções faz toda a diferença nessas situações.

 

CONHECER A EQUIPE

Você passa a maior parte do seu dia ao lado dos colegas de trabalho. Para tornar a convivência mais produtiva e positiva, o ideal é  incentivar a aproximação: converse, conheça seus sonhos, entenda suas motivações, compreenda suas limitações e identifique o que eles têm de positivo.

 

RESPEITAR AS PARTICULARIDADES

Algumas equipes vivem em conflito simplesmente porque as tarefas estão direcionadas de forma equivocada. Saiba explorar o que os colegas de trabalho têm de melhor e aprenda a lidar com as limitações. Todas as pessoas são boas em algumas coisas e nem tanto em outras. Sabendo usar o melhor de cada um, haverá uma relação positiva com todos.

 

TOMAR CUIDADO COM AS CRÍTICAS

Sempre prefira conversar em particular com o profissional que está sendo criticado. Além disso, tenha o cuidado de sempre fazer comentários que sejam realmente produtivos e possam acrescentar algo.

 

Aproveite essas dicas para desenvolver as habilidades necessárias à execução conjunta das tarefas e potencialize os resultados da sua equipe.