Padronização de

DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Em janeiro de 2018, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou o Plano de Recuperação Assistencial (PRASS), no qual constavam ações que precisam ser cumpridas na Capesesp, incluindo a padronização das informações institucionais.

 

Padronizar significa estabelecer meios uniformes e modelos pré-definidos de atuação, visando garantir e controlar a qualidade na execução do trabalho, assim como definir uma forma de organização dos dados para agilizar processos internos e proporcionar mais eficiência e produtividade.

 

A Capesesp, ciente dessa importância, implantou, há certo tempo, o Controle de Documentos Padronizados (CDP) para a elaboração das correspondências institucionais, tais como Carta/Circular, Comunicado, Correspondência Interna, Instrução Normativa, Parecer, Portaria e Relatório. A utilização da ferramenta facilita a consulta e o compartilhamento de informações, reduz o fluxo de papéis circulantes, diminui o arquivo físico de documentos e auxilia na fixação da identidade visual, tanto no âmbito interno como externo.

 

O manual do CDP define, por exemplo, tipo e tamanho de fonte, nomenclatura dos documentos e anexos, finalidade de cada correspondência, local de arquivamento e responsáveis pelas assinaturas. Nele, o usuário ainda tem acesso a um passo a passo para produzir as correspondências, editá-las, torná-las definitivas e enviá-las por e-mail. O documento está sendo reformulado e, em breve, será disponibilizado novamente aos empregados.

 

É importante lembrar que o Outlook também possui critérios de uniformização quanto à assinatura (modelos abaixo), letra utilizada (Calibri) e tamanho da fonte de 12 a 14.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fique atento aos padrões estabelecidos pela Entidade e zele pelo cumprimento deles.