EDIÇÃO 18 - NOVEMBRO DE 2020

CAPESESP PROMOVE TREINAMENTO SOBRE LGPD

No fim de outubro (21 e 22), a CAPESESP promoveu para todos os empregados um treinamento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A apresentação dos principais pontos da Lei, que está em vigor desde setembro, foi feita por Patricia Linhares, sócia fundadora do Linhares & Advogados Associados, especialista em Previdência Complementar, inclusive com livros e artigos publicados sobre o tema.

O objetivo foi capacitar os empregados, de todos os níveis, e, também, esclarecer os principais pontos e dúvidas sobre a aplicação da LGPD. Segundo Patricia, o grande desafio é a mudança na cultura interna. “A lei trouxe a preocupação e a responsabilidade dos dados para dentro das empresas. É importante saber que tipos de dados são necessários, o que vou fazer com eles e com quem - e quais informações - serão compartilhadas. E isso leva tempo porque é necessária a mudança, não só de cultura, mas também dos processos internos”, explica.

A LGPD estabelece regras detalhadas sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais nos meios físicos e digitais, envolvendo pessoas físicas e jurídicas e empresas públicas e privadas. Na prática, isso significa que todas as empresas do país estão adotando uma série de medidas para que essas informações pessoais não fiquem expostas e possam ser utilizadas indevidamente, dentro e fora das instituições.

Para atender às determinações da LGPD, a CAPESESP já instituiu um Grupo de Trabalho que elaborou um plano adaptativo para revisão de processos de trabalho e de sistemas. Isso exige, ainda, uma sólida estrutura de governança em proteção de dados e profissionais capacitados e engajados.

Veja alguns pontos importantes da LGPD que repercutem na rotina de trabalho e na responsabilidade das empresas: