EDIÇÃO 27 - SETEMBRO DE 2021

CAPESESP APOSTA EM PRODUTOS DE PREVIDÊNCIA PARA EXPANDIR ATUAÇÃO


Ampliar a oferta de benefícios de previdência e trazer novas entidades de classe, cooperativas, sindicatos e Entes Federativos para nosso portifólio: essa é a aposta da CAPESESP para continuar crescendo. Por isso, a Entidade contratou uma empresa de assessoria previdenciária e atuarial para a realização de estudos, avaliações e modelagem de novos planos na modalidade Contribuição Definida (CD), que estão sendo oferecidos aos servidores públicos vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), atendendo à Emenda Constitucional (EC) nº 103/2019, a qual estabelece o Regime de Previdência Complementar para todos os entes federativos com servidores vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), entidade da qual a CAPESESP faz parte, avalia que serão necessárias algumas metas aspiracionais para alavancar este segmento, como transformar o Sistema em prioridade de Estado e estabelecer a Lei de Proteção ao Poupador Previdenciário.

Para atingir os objetivos propostos, as entidades de previdência complementar estão começando a colocar em prática suas respectivas iniciativas e a CAPESESP também realizará diversas ações voltadas para a capacitação profissional e a inclusão da cultura comercial. O projeto interno ainda prevê a elaboração de estudos para o desenvolvimento de planos previdenciais para possíveis instituidores, possibilitando o ingresso de seus filiados e respectivos familiares.

Atualmente, a Entidade conta com três planos previdenciais, nos quais circulam ativos superiores a R$ 500 milhões, com mais de 40 mil participantes inscritos.

Saiba mais sobre eles:

Plano FUNASA

O Plano de Benefícios Previdenciais dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde (PBP FUNASA) é um plano estruturado na modalidade de Benefício Definido (BD). Sua principal vantagem é a garantia de uma renda mensal no futuro, adicionalmente aos proventos pagos pela União, possibilitando mais segurança financeira ao Participante e aos seus familiares, no final da carreira profissional. Ou seja, ao aderir, o participante conhece o benefício que receberá no futuro.

Plano CAPESESP

O Plano de Benefícios Previdenciais dos Empregados da CAPESESP (PBP CAPESESP) também é estruturado na modalidade de Benefício Definido (BD). Sua inscrição é permitida apenas aos funcionários ativos da CAPESESP e contempla os seguintes benefícios: complementação de aposentadoria por invalidez complementação de aposentadoria por idade complementação de aposentadoria por tempo de contribuição complementação de auxílio–doença auxílio–natalidade complementação de pensão por morte complementação de auxílio reclusão auxílio–funeral e pecúlio por morte.

Plano de Pecúlios

O Plano de Pecúlios também é estruturado na modalidade de Benefício Definido (BD). Poderá inscrever-se neste Plano, como participante, o empregado, o aposentado, o servidor ativo, o inativo e os beneficiários de pensão vinculados ao quadro dos Patrocinadores. Ele oferece um benefício de pagamento único aos beneficiários em caso de falecimento do participante titular. A designação dos beneficiários é livre e pode ser alterada em qualquer momento.

 

CAPESESP ASSINA CONVÊNIO COM O ICSS

Em 26 de agosto, a CAPESESP firmou um convênio de cooperação técnica com o Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) para obter o selo de certificação nos cursos desenvolvidos pela Entidade, relacionados às áreas de referências listadas no regulamento do PEC, e atribuir aos participantes uma pontuação para o Programa de Educação Continuada (PEC).

“A certificação tem caráter obrigatório para conselheiros, dirigentes, membros dos comitês de assessoramento, que atuem na avaliação e aprovação de investimentos, e os diretamente responsáveis pela aplicação dos recursos garantidores dos planos. Para a quantificação da pontuação a ser conferida através do PEC, o ICSS irá analisar individualmente cada curso e treinamento do Portal do Conhecimento, ou evento promovido pelo CAPESESP”, explica Patrícia Novoa, Gerente da Divisão de Recursos Humanos.

Os demais empregados da Entidade também podem fazer os cursos, em busca de um diferencial na carreira para lidar diretamente com as demandas do mercado. É fundamental escolher com cuidado a certificação que faz sentido dentro de cada realidade profissional.

“A CAPESESP é uma entidade preocupada com o futuro, e nossa iniciativa para obter este selo do ICSS é uma das maneiras de fortalecer a imagem da empresa como polo de conhecimento. O Portal do Conhecimento, por meio desta parceria, tornou-se fundamental para que nossos profissionais consigam progredir no PEC”, finaliza Patrícia.