EDIÇÃO 30 - DEZEMBRO DE 2021

CAPESESP encerra novembro azul com palestra sobre o câncer de próstata


Além da atividade, empregados se vestiram de azul no dia 25/11 para celebrar a campanha

Com a palestra intitulada “O autocuidado é o meu orgulho”, no último dia 25 a CAPESESP encerrou a campanha Novembro Azul, que deu visibilidade aos cuidados preventivos contra o câncer de próstata. Na mesma data, empregados da Entidade vestiram máscaras e roupas com a cor da campanha, como forma de engajamento no combate à doença.

Essas atividades fizeram parte das ações de conscientização promovidas ao longo do mês, por meio de todos os canais de comunicação da Entidade, a fim de difundir informações relevantes sobre esse câncer, o segundo mais mortal entre os homens.


Palavra da especialista
A palestra com o oncologista Dr. Paulo Gustavo Bergerot, realizada pela plataforma Zoom em parceria com o Instituto de Câncer de Brasília (ICB), contou com mais de 100 participantes. O especialista deu um panorama completo sobre o câncer de próstata, que costuma ser silencioso em fase inicial, e contextualizou os números do Brasil em relação a outros países. Segundo o médico, de 2012 até os dias atuais houve um aumento de casos e de mortalidade de aproximadamente 10% no mundo, sendo que apenas no Brasil foram estimados 66 mil novos casos somente em 2021.

A doença é identificada em fase inicial por alterações dos exames de rotina ou por sintomas básicos. Em fase avançada, com sinais evidentes, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal. Por isso, a detecção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Os primeiros sintomas costumam ser a diminuição de jatos urinários, gotejamento após a micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e o aumento da frequência urinária noturna. Em casos mais graves em que o tumor não se restringe mais somente à próstata, o paciente sente dor pélvica ou apresenta sangue na urina.

Questionado se a alimentação pode evitar o surgimento do câncer, Bergerot deu algumas dicas importantes.