Editora:
Maria Isabel Marques
MTB 16.996
Projeto Gráfico:
Patricia Lopes da Silva
Lucas Guimarães
Fotos: DepositPhotos
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Gestão do tempo
e produtividade
Quem nunca teve a sensação de que as horas, os dias e os meses estão passando mais rápido? Creio que todos, não é mesmo?
Agora responda as perguntas abaixo:
• Em quais atividades você foca a maior parte do seu tempo de trabalho: nas que são URGENTES ou IMPORTANTES?
• Alguma vez você chegou ao final do dia com a sensação dele não ter rendido? E ainda, chega em casa cansado?
• Algumas vezes alguém solicita 1 minutinho da sua atenção e acaba virando 45 minutos ou 1 hora, atrapalhando sua agenda do dia?
Se você respondeu “SIM” a alguma dessas perguntas, é hora de realizar uma melhor gestão de tempo. Quem não gostaria que o dia tivesse mais que 24 horas para cumprir todas as tarefas? Ou ao menos, fazê-lo render mais.
Você sabe o que é gestão de tempo? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, administrar o tempo não é controlar 100% do seu dia. Isso é praticamente impossível! Administrar o tempo é conseguir ordená-lo de forma a realizar suas tarefas pelo grau de importância, de forma organizada e otimizada.
Pessoas sem tempo apresentam maiores níveis de estresse, vivem correndo com suas atividades e entregando resultados medianos. Quem administra o tempo, aumenta a produtividade. E ser produtivo é fazer aquilo que se considera importante e prioritário com a menor quantidade de recursos possíveis.
Você sabe a diferença entre uma tarefa importante e urgente? Se você não sabe, está na hora de pensar a respeito. Quantas tarefas urgentes você tem durante o dia?
Uma tarefa urgente está relacionada ao prazo para realizá-la, o qual geralmente é curto. Ela te faz parar tudo o que está fazendo para ser prioridade. Já a tarefa importante está relacionada ao valor agregado e, geralmente, implica em algo positivo para seu dia a dia.
Gestão do tempo nada mais é do que um ato ou processo de planejamento e execução do controle consciente do tempo e das atividades. Você deve saber o quanto gastou e, ainda, vai gastar para executar determinadas tarefas; se não sabe, planeje.
Veja aqui 8 dicas que poderão ser muito úteis. Com elas, você vai ganhar muito em gestão de tempo e produtividade.