Informe CAPESESP | Edição 08 Março - 2019 acs@capesesp.com.br

Redação:

Alessandra Lemos

MTB 28.119

Projeto Gráfico:

Patricia Lopes

Estagiário

Lucas Guimarães

 

Fotos: DepositPhotos

 

Estamos nas Redes!

A importância da comunicação escrita

no ambiente corporativo

A comunicação escrita é fundamental no ambiente corporativo, pois permite o registro de informações em relatórios, regulamentos, comunicados, entre outros. Contudo, para que esses documentos sejam verdadeiramente eficazes e promovam o entendimento, é necessário atentar-se para a qualidade das mensagens.

 

Além de clareza e objetividade, a redação depende de coerência e coesão. O primeiro item refere-se à harmonia na sequência de ideias apresentadas no texto; o segundo, à conexão entre suas partes, por meio de palavras ou expressões que estabeleçam a transição de ideias, como pronomes, advérbios e conjunções.

O uso correto da língua também é fundamental. Grafia, pontuação e concordância devem seguir as regras gramaticais da norma culta, considerando o Novo Acordo Ortográfico, que alterou pontos específicos de acentuação e separação de palavras com hífen.

 

Escrever e-mails de trabalho, por exemplo, pode parecer uma tarefa simples, mas uma mensagem confusa pode resultar em mal-entendidos e retrabalhos, comprometendo a produtividade dos empregados.

Para evitar que isso aconteça, confira algumas dicas:

 

Adote o hábito de ler

Por meio da leitura, você conhecerá novas formas de construir as frases, bem como sinônimos para palavras que já costuma utilizar.

 

Organize os pensamentos

Antes de começar a escrever, organize as ideias na sua mente, classificando-as em: principais, secundárias e irrelevantes. Assim, poderá destacar as mais importantes, seguindo pelas secundárias e descartando aquelas que não são necessárias.

 

Considere quem irá ler

Saber o objetivo da mensagem é essencial para definir o melhor caminho a ser seguido. Quando invertemos o papel de emissor para receptor, percebemos, muitas vezes, que o conteúdo está confuso ou incompleto, por isso é importante mudar o olhar para se colocar no lugar do leitor.

 

Utilize recursos de revisão

Por mais que os programas de edição de textos não sejam capazes de identificar todos os tipos de erros, é fato que eles ajudam a minimizá-los de maneira considerável. No caso dos e-mails, o software Outlook, utilizado na CAPESESP, oferece o recurso de revisão Ortografia e Gramática, além de um dicionário de sinônimos.

 

Faça a releitura do que escreveu

A releitura é fundamental para corrigir pequenos erros de concordância ou de digitação. Além disso, quando o texto escrito terá um destino especial, como integrar um documento ou ser impresso em muitas cópias, é interessante pedir que outra pessoa revise. Dessa forma, maiores são as chances de eliminar todos os erros e entregar um trabalho de qualidade.

 

Tenha cuidado com a linguagem utilizada nos e-mails

Os e-mails tendem a ser uma forma de comunicação mais simples, no entanto devem seguir a formalidade, considerando os critérios organizacionais da Entidade. Recomenda-se a utilização da assinatura padrão, bem como de formas de tratamento adequadas, evitando as saudações informais. Palavras em caixa alta, exclamações e diminutivos também devem ser evitados.

 

Para obter mais dicas sobre a produção de textos, acesse o livreto Dicas de Português, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça. Se o seu trabalho envolve a redação de atos oficiais, sugerirmos a leitura da cartilha específica para o tema.  Em breve, o assunto também será abordado no Portal do Conhecimento, que disponibilizará cursos sobre redação empresarial, ortografia e gramática.