FINALIZADA A ETAPA

intermediária da avaliação

de desempenho

Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos empregados e possibilitar momentos de feedback, a Capesesp realizou, de 1º de julho a 30 de agosto de 2019, a avaliação de 90° (graus), também conhecida como avaliação intermediária de desempenho. Nessa etapa, a chefia imediata analisa os seguintes fatores:

 

1) Análise geral sobre o desempenho do empregado, no qual o gestor avalia junto ao empregado o seu nível de comprometimento com a Entidade, a qualidade das entregas, o cumprimento dos prazos, se apresenta sugestões de melhorias para a unidade de trabalho, comportamento institucional e foco nos resultados;

 

2) Pontualidade/Assiduidade, fator que avalia se o empregado se apresenta de forma regular e dentro do seu horário de trabalho, cumpre a sua carga horária diária, com registros das marcações (entrada/saída), e obedece aos intervalos definidos (almoço/lanche).

Embora não resulte em pontuação para promoções, essa avaliação viabiliza o diálogo entre a chefia e o subordinado em relação aos dois fatores elencados, permitindo a identificação de possíveis ajustes de condutas, processos e orientações.

 

Ao todo, foram avaliados 359 empregados. O gráfico abaixo apresenta a distribuição dos resultados com base nas cinco opções de resposta: não atende; atende com esforço; atende no padrão; atende com diferencial; e atende superando as expectativas.

Percebe-se o predomínio de avaliações positivas, no entanto, quando o resultado aponta a necessidade de esclarecimentos complementares, com orientações ou plano de desenvolvimento, os casos são tratados individualmente, entre a Divisão de Recursos Humanos (DRH) e a chefia imediata, com a anuência da Diretoria.

 

Próxima etapa

Para constituir a avaliação de desempenho final do empregado, em conjunto com metas da Entidade, no início de 2020 ocorrerá a avaliação de 180º (graus), que contempla a percepção tanto do empregado (avaliado) sobre o seu desempenho quanto da chefia imediata (avaliador), além de uma etapa consensual, na qual são avaliadas e discutidas seis competências – um conhecimento especializado e cinco habilidades, conforme nível do cargo (básico, auxiliar, médio e superior).

 

Trata-se, portanto, de uma rica oportunidade de diálogo entre a chefia e o empregado, com transparência, clareza e objetividade, podendo, inclusive, subsidiar promoções, conforme previsto no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Entidade.

 

Em caso de dúvidas sobre as demais formas de avaliação de desempenho praticadas, consulte a apostila “Você na Capesesp”, disponível na Biblioteca do Portal do Conhecimento.