Edição 34 - Abril de 2022
Olá, essa é a edição de abril do Informe CAPESESP. Confira as principais notícias desse mês, com destaque para a programação especial do mês das mulheres.

CAPESESP ENCERRA MÊS VOLTADO ÀS MULHERES COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Em uma programação especial que envolveu informação, conscientização e interatividade, a CAPESESP realizou no dia 23 de março um encontro virtual que buscou inserir a Entidade no mês da mulher com aspectos que estimulam amor, respeito e empatia com o universo feminino.

A oncologista Angélica Nogueira Rodrigues foi a protagonista da palestra “Saúde da Mulher - Cuidar-se é o maior ato de amor”, abordando principalmente os avanços no tratamento dos tipos de câncer que mais acometem as mulheres, como o de mama e o de colo do útero.

PRINCIPAIS CAUSAS DO CÂNCER


“Além de dieta saudável e prática
constante de exercícios físicos, a
realização de exames de rastreamento
faz toda a diferença no cuidado da saúde
feminina. A mudança de hábitos nocivos
também é importante. Se retirassem o
cigarro do mundo, por exemplo, cerca de
35% dos casos de câncer deixariam de
existir”, alertou Patrícia.

SORTEIO DE BRINDES

Além dos aspectos de saúde, a programação especial contou com a participação de Cristina Vanpato, personagem interpretada por Pedro Paulo de Souza Azevedo, Assistente de Análise de Contas Médicas e membro do grupo de teatro da CAPESESP, para passar, com desenvoltura e descontração, mensagens de autoestima. No fim, Patrícia Nóvoa, Gerente de Recursos Humanos, comandou sorteio de produtos do grupo Pierre Fabre (Avène, Ducray e Darrow), todos voltados aos cuidados com a mulher, que contemplou alguns empregados da CAPESESP.

REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES

Na CAPESESP elas sempre tiveram voz e vez. Um levantamento realizado no primeiro trimestre de 2021 aponta que 65% dos cargos de liderança na Entidade são ocupados por mulheres. O índice se destaca no mercado de trabalho em geral, já que em 2019 apenas 37% dos cargos gerenciais eram preenchidos por mulheres, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos 399 empregados da CAPESESP, 65% são do sexo feminino e dos três profissionais indicados pelo Diretor-Presidente para compor a Diretoria-Executiva, duas são mulheres.

COLUNA SOCIAL

Nesta edição você vai conhecer um pouco mais dos nossos empregados lotados nos escritórios do Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles compartilham experiências profissionais e histórias enriquecedoras de vida.

Leia Galletti

Gerente Regional dos Escritórios ES, PR, SC e RS

Sou neta de imigrantes Italianos que escolheram a “terra dos colibris” (a pequena cidade de Santa Teresa, localizada nas montanhas do Espírito Santo) para viver. Naquela região privilegiada pela beleza exuberante e pelo povo alegre e festeiro, passei toda a minha infância, mas há 35 anos migrei para a Vitória, uma ilha pequena e aconchegante, em busca de trabalho e ampliação dos estudos. Iniciei a minha jornada na CAPESESP há 29 anos, e costumo dizer que a Entidade é uma escola da qual sou grata por fazer parte. Tenho apenas uma filha, Fernanda, de 19 anos. Ela é uma estudante apaixonada por futebol (tricolor doente) e pela nossa cidade.

Karine Ricardo Santos Saraiva

Auxiliar Téc. Adm do Escritório Regional do Espírito Santo

Sou casada há 22 anos com o Durbens e mãe de dois filhos maravilhosos, João Victor e Luiz Ricardo. Minha trajetória na CAPESESP começou na gerência do escritório de Minas Gerais, onde fiz amigos para a vida toda, e seguiu aqui no Espírito Santo. Durante esse caminho de mais de duas décadas, fiquei quase um ano afastada, mas no início de 2022 fui convidada a retornar à CAPESESP e aceitei com muita alegria. Aqui fui recebida de braços abertos e cresci muito em todos os sentidos.

Daniel Firmino

Aux. Téc. Administrativo do Escritório Regional do Espírito Santo

Sou natural de Vitória, um “capixaba da gema” casado há 13 anos com a Rebeca. Tenho um filho de três anos chamado Théo, e ele é a coisa mais maravilhosa! Me formei em Gestão Financeira e trabalho na CAPESESP desde outubro de 2010. Na minha trajetória na Entidade, agreguei muito conhecimento e aperfeiçoamento na área. Nos momentos oportunos, passeio para conhecer cada pedacinho de nosso Espírito Santo, que se destaca na parte turística com suas montanhas e praias.

Gleiciane Sobrinho Vasconcelos

Auxiliar Téc. Adm do Escritório Regional do Paraná

Sou natural de Fortaleza e estou na CAPESESP do Paraná há quase 1 ano. É a primeira vez que trabalho com autogestão, e está sendo um aprendizado muito proveitoso. Adoro passear nos parques e vinícolas de Curitiba, mas também sinto muitas saudades da minha terra natal, com suas praias lindas e comidas típicas maravilhosas. Ficar longe da família também não é fácil.

Denise Fraga

Auxiliar Téc. Adm. Escritório do Rio Grande do Sul

Casada, mãe da Angelina e do Antônio, convicta de minha fé, apaixonada pela vida e por novos desafios. Entre idas e vindas são quase 12 anos fazendo parte da CAPESESP, e sigo aprendendo muito por aqui. Sou cantora, toco teclado e dou aulas de canto. A música sempre fez parte da minha vida. Como diz a canção de Elton Saldanha, "Eu sou do Sul, é só olhar e ver". Na minha terra tem o pôr do sol mais lindo que existe, o do Guaíba. Afinal, como diz outra canção, nossa "Porto Alegre é demais". Logo ali tem também a minha cidade favorita no mundo que dispensa comentários: Gramado. Venha conhecer se não tiver medo de se apaixonar.

Stephen Stefani

Médico Auditor do Escritório Regional do Rio Grande do Sul

Na metade do século passado, um casal com uma filha e dois meninos saiu da ilha de Java, na Indonésia, e veio ao Brasil à procura de um lugar para reconstruir a vida, devastada pela Segunda Guerra Mundial. Depois de meses de uma viagem de navio, foram muito bem recebidos em Minas Gerais, com trabalho e possibilidade de criar os filhos adolescentes que não sabiam nada em português. A filha mais velha fez medicina e foi completar a formação no Rio de Janeiro no fim dos anos 1960. Conheceu um gaúcho, também médico que estava no Rio para especialização, e eles se casaram. A família dela se mudou para os Estados Unidos e a dele manteve fortes raízes em Caçapava do Sul, onde nasceu o primogênito no ano que Brasil ganhava o tri mundial! Pois então… esse “piá” sou eu. Casei-me com uma médica que conheci assim que ingressei na CAPESESP e tenho três filhos. Ou seja, são mais de 20 anos de casado e de trabalho na Entidade!

CLASSIFICADOS AGORA ESTÃO NO AMBIENTE VIRTUAL

Os tradicionais classificados que você acompanhava no Mural físico da Entidade agora são divulgados exclusivamente no nosso Informe. Envie o seu material para o e-mail acs@capesesp.com.br e participe das próximas edições.
Até a próxima edição!