Edição 36
Junho de 2022

5ª EDIÇÃO DO “CAPESESP COM VOCÊ” ABORDA SAÚDE OCULAR

Em alusão ao Dia do Oftalmologista, o projeto “CAPESESP com Você” promoveu, em 10 de maio, uma palestra virtual com a oftalmologista Maria Alice Rothfuchs sobre os cuidados que devem ser tomados com a saúde dos olhos em cada fase da vida.

VEJA OS PRINCIPAIS PONTOS DESTACADOS PELA PROFISSIONAL:


A realização do Exame do Reflexo Vermelho ainda no berçário é obrigatória por lei. O objetivo é investigar possíveis patologias e avaliar córneas, pálpebras, íris, pupilas e conjuntivas.
Ao nascer, o bebê tem uma visão muito rudimentar, embaçada, que precisa ser estimulada até se tornar perfeita. É importante que nos dois primeiros anos de vida sejam feitas revisões oftalmológicas para novas avaliações. Afinal, um olho que nunca aprendeu a ver não conseguirá enxergar no futuro”, ressaltou.
Na alfabetização, problemas relacionados à visão podem gerar dificuldades no aprendizado, mas a falta do diagnóstico pode ser mal interpretada como baixo empenho e atenção dos estudantes, que nem sempre é o caso.
Os problemas mais comuns no início da fase escolar são a miopia (dificuldade de ver de longe), hipermetropia (dificuldade de ver de perto) e astigmatismo (dificuldade em focar longe e perto), e esses erros refracionais são corrigidos com óculos. No caso de estrabismo (desvios oculares), a correção pode ser feita com óculos ou por cirurgia”, explicou.
Os problemas mais comuns nessa fase são o ceratocone, que altera a transparência e a curvatura da córnea, podendo deixá-la “bicuda” e exigir um transplante, e a busca por lente de contato em razão de vaidade.
Os adolescentes que não querem usar óculos devem ter um cuidado especial com a higiene das lentes de contato. Elas precisam ser manuseadas com mãos limpas, e esses jovens precisam manter com boa assepsia do estojo dessas lentes. Também é preciso retirá-las dos olhos antes de dormir para evitar problemas como a úlcera de córnea, que é difícil de ser curada”, alertou.
As doenças oculares se tornam mais numerosas e requerem maior atenção. Entre as mais frequentes estão a catarata (opacificação do cristalino que deve ter tratamento cirúrgico); diabetes (alterações no cristalino e vasculares que causam embaçamentos na visão); doença macular por conta da idade (DMRI) (deficiência da visão central que pode levar à cegueira se não tratada adequadamente); glaucoma (aumento na pressão intraocular que compromete as fibras do nervo ótico); pterígio (crescimento de tecido fibroso que invade a córnea); calázio (afeta uma das glândulas que produz a lágrima); e hordéolo (causado por bactérias e popularmente conhecido como tersol).
Outra patologia muito comum ao mundo moderno é o olho seco, que ocorre principalmente pelo ambiente com ar refrigerado que resseca os olhos e pelo uso excessivo de computador ou outras telas, que fazem com que pisquemos menos. A menopausa também é um fator de ressecamento generalizado. O tratamento é feito pela hidratação dos olhos.

ATUALIZAÇÕES CAPESESP

PHILIPE RAPHAEL LOURENÇO PEREIRA PHILIPE RAPHAEL LOURENÇO PEREIRA
Supervisor, cumulando as atribuições de Gerente Regional do Escritório do Rio de Janeiro.

Histórico acadêmico
Graduado em Administração Geral.

Principais competências
Atuando na área de saúde suplementar e seguradoras há 9 anos e na CAPESESP há mais de 3 anos. Experiência em atendimento tanto à prestadores, quanto aos beneficiários, gestão de equipe com foco na melhoria de processos e rotinas, acompanhamento de relatórios visando melhores resultados, análise de dados e negociações em busca de redução de custos e novos modelos de remuneração.


LUCÉLIA BATISTA PEREIRA CRUZ MINÁ LUCÉLIA BATISTA PEREIRA CRUZ MINÁ
Gerente Regional dos Escritórios do Maranhão, Pará e Amapá.

Histórico Acadêmico
Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Docência do Ensino Superior.

Principais Competências
No mercado de saúde há 23 anos, sendo 9 deles na CAPESESP, responsável pelo planejamento de ações para prospecção e retenção de associados. Atua no estreitamento de relações com a rede credenciada, trabalhando na redução de custos e qualidade no atendimento assistencial ao beneficiário. Além disso, faz a gestão da equipe para o bom desempenho das tarefas, em conformidade com as diretrizes da Entidade.
“Meu objetivo principal é o progresso da CAPESESP. Sou grata pelo reconhecimento do meu trabalho que proporcionou a oportunidade de ocupar o cargo de Gerente Regional do MA, PA e AP”, diz Lucélia.


JOÃO VICTOR PERES MOURA JOÃO VICTOR PERES MOURA
Gerente Regional dos Escritórios do Distrito Federal e de Tocantins.

Histórico Acadêmico
Formado em Gestão Hospitalar com especialização em Gestão de Saúde pela Universidade Paulista-UNIP, possui 9 anos de experiência na saúde suplementar, iniciando a sua trajetória aos 16 anos na Fundação Assefaz.

Principais Competências
Experiências nas áreas de atendimento, reembolso, promoção e prevenção, faturamento e com sólido conhecimento em negociação de prestadores de saúde, com foco em atenção primária de saúde bem como novos modelos de remunerações baseada em linha de cuidado, performance e diárias globais. Com expertise em dados de saúde (big data) e estatísticas, visando previsibilidade de custos e qualidade de vida aos beneficiários.

COLUNA SOCIAL

Nesta edição, confira as experiências de vida e o amor pelo estado que os empregados lotados no Escritório Regional de Pernambuco possuem:

Sou natural de Santa Catarina, mas estou há mais de 30 anos no Nordeste e há 28 na CAPESESP. Além de pedalar, meu esporte favorito, gosto de estar com minha família (filhas e neto) e com amigos.
Um dia destes precisei de um taxi e, por conta do meu sotaque, o motorista me perguntou de onde eu era. Falei que era do Sul, mas que já me considerava pernambucano. Na mesma hora ele perguntou: “Gosta de coentro (tempero muito usado na culinária pernambucana)?”. Eu respondi que não. "Então você não é pernambucano (risos)”, retrucou. Brincadeiras à parte, os pernambucanos, em geral, são pessoas amáveis e fácil de fazer amizade. Gosto muito desse pedaço do Brasil.
Meu hobby é andar de bicicleta, em especial trilhas, pois me leva a memórias afetivas e às minhas raízes da infância. São momentos para você se desligar do mundo, com paisagens inesquecíveis, contato com pessoas simples e um companheirismo incrível. É como renovo minhas forças a cada final de semana.
Estou na CAPESESP há 17 anos, uma entidade acolhedora que trouxe muito aprendizado, experiências e amigos. Sou natural de Recife, a “Veneza brasileira”, que encanta com suas belezas e que me fascina! Enche o nosso Nordeste de cores, terra do frevo e do bolo de rolo, que dá água na boca só de falar.
Não gosto de cozinhar, mas adoro comer e tento manter uma alimentação saudável, além de praticar exercícios. Gosto de praia, escutar música, dançar forró e uma mesinha de bar com música ao vivo para completar.
Amo cuidar da minha família. Sou casada há 11 anos com o Jorge e tenho dois filhos: a Alice, de nove anos, e o Rodrigo, de cinco, que são minha razão de viver!
Estou na CAPESESP há 26 anos e posso afirmar que aqui é uma extensão da minha família. Sou natural de Garanhuns, 230 km de Recife. Minha terra é conhecida como a “Suíça Pernambucana” por ter um clima ameno, em torno dos 20ºC, podendo chegar aos 13 ºC no período de inverno. Sou formada em Comunicação Social e torcedora do Náutico-PE. Com muito orgulho, sou mãe de Milena, de 23 anos, estudante do 5º ano de Medicina, e sou avó de Sirius (Siroco), nosso cachorro. Gosto muito do mar, de ler, viajar e assistir a filmes comendo pipoca. Enfim, apreciar as coisas simples da vida.
Casarios coloridos e igreja secular. As ladeiras inclinadas, um lugar de encantar. Lá do alto a vista é linda da cidade de Olinda. Como não se apaixonar?
É Verdade, minha gente, me apaixonei pela cidade e pelo seu conterrâneo Adonniran Fernandes, com quem sou casada há 28 anos. Temos dois filhos lindos, Arthur Fernandes, de 27 anos, e Álvaro Lucas Fernandes, de 20.
A CAPESESP se tornou minha segunda família há seis anos. Passo a maior parte do meu tempo nela, ajudando para o crescimento da empresa junto com meus amigos irmãos.
Estou na CAPESESP há 2 anos. Na Entidade encontrei uma nova família que só agrega valores e conhecimentos.
Há 24 anos pratico exercícios físicos, aeróbicos e musculação. Hoje associo à corrida para melhorar a parte cardio, de segunda a sexta-feira. Busco nessas práticas a manutenção da minha saúde física, mental e clínica. Porém, essa rotina só é possível porque tenho uma estrutura familiar maravilhosa, pois recebo apoio nas práticas domésticas e estímulos. Considero-me uma pessoa privilegiada. Casada há 33 anos com Edvaldo e mãe de duas princesas: a Sofia, de 21 anos, e a Carolina, de 13.
Amo viver intensamente. A nossa rotina familiar é muito intensa, e estamos sempre buscando interagir nas trocas de informações pedagógicas e no crescimento diverso. Meu lazer preferido é ir à praia com a minha família. Muro Alto, em Porto de Galinhas, é minha preferida.
Filha de dona Digna, de 84 anos, e mãe do Gabriel, de 16, minha família que amo. Estou na CAPESESP desde 2002, e considero a empresa meu segundo lar.
Pernambucana com muito orgulho. Oxente! Sou da terra do frevo, maracatu, caboclinhos, coco-de-roda e ciranda.
Natural de Recife, a “Veneza brasileira”. Cidade das infinitas realezas, berço das batalhas bravias, das grandes conquistas e muitas vitórias. A noite é um verdadeiro cartão postal. Rica de belas praias litorâneas.
“Recife tem encantos mil, é um pedacinho do Brasil, é um paraíso tropical, tem, tem um acervo cultural…” (música do eterno Reginaldo Rossi).
Meu passatempo é cuidar dos pets: gato, cachorro, hamsters, jabuti, periquitos australianos, calopsitas e peixes ornamentais. Quase um zoológico.

Eu sou Thai Aguiar (apelido das minhas amigas de trabalho). Tenho 32 anos e estou na Capesesp há 10 meses. Sou estudante de tecnologia, tenho um sorriso fácil e sou muito transparente com tudo que sinto e vivo. Costumo dizer que existem cinco coisas que são indispensáveis para mim: Deus, minha família, meus amigos, sorrisos e amor. Aliás, acredito que o amor é cura para todas as coisas desse mundo. Onde ele prevalece se tem respeito, carinho, companheirismo, paz, nos colocamos no lugar do nosso próximo, impossível existir atritos e guerras quando ele está presente.
Aqui na CAPESESP encontrei pessoas muito especiais, que fizeram me sentir em casa. Aprendi e aprendo muito todos os dias com cada uma delas, e vou levá-las para a vida com toda certeza. Obrigada, equipe ERPE, por todo carinho!

MURAL DIGITAL

A Catedral de São Sebastião, localizada no Centro do Rio de Janeiro, anuncia a abertura de Processo Matrimonial Religioso e Civil, a ser realizado no próximo dia 17 de setembro. Os interessados no casamento comunitário podem se inscrever gratuitamente até 31 de julho. Em caso de dúvidas, ligue para (21) 2040-2669 ou (21) 2040-2869.
Casamento comunitário no Rio de Janeiro
• SÓ RELIGIOSO
Noivos: Certidão de Casamento original; Certidão de Batismo original e atualizada; Identidade; CPF; comprovante de residência.
Duas testemunhas: Identidade; CPF; comprovante de residência.

• CIVIL E RELIGIOSO
Noivos:
- Certidão de Batismo original e atualizada; Identidade; CPF.
Solteiro(a): Certidão de Nascimento original
Divorciado(a): Certidão de Casamento original com divórcio averbado
Viúvo(a): Certidão de Casamento original com óbito averbado
- Comprovante de residência (um em nome do noivo e um em nome da noiva COM O MESMO ENDEREÇO)
- Comprovante de Renda (caso trabalhe)
- Certidão de Nascimento dos Filhos
Duas testemunhas:
Identidade; CPF; comprovante de residência no próprio nome.
*As testemunhas deverão informar profissão, estado civil e telefone
• Católico: GORPOEL – Grupo de Oração, Reflexão e Partilha Ora Et Labora – Católico - Quartas-feiras, das 12:15 às 12:45 (sala 737).
• Outras denominações Cristãs: GOESS – Grupo de Oração Engrandecido Seja o Senhor – Outras denominações Cristãs - Quintas-feiras, 12:30 às 13:00 (sala 737).

Se você tem interesse em divulgar produtos e serviços, envie o material para o e-mail acs@capesesp.com.br e o seu anúncio será inserido nas próximas edições.
Siga as redes sociais da CAPESESP e fique sempre informado.

Até a próxima edição!