Edição 37
Julho de 2022

“CAPESESP COM VOCÊ” PROMOVE PALESTRA E INCENTIVA A DOAÇÃO DE SANGUE

A CAPESESP promoveu no dia 1º de junho a palestra “Junho Vermelho – Doe Sangue”, com Joaquim Gonçalo Fernandes Teixeira, Supervisor de Captação da Clínica de Hemoterapia de Niterói-RJ, em evento que marcou a 6ª etapa do projeto “CAPESESP com você”.

Em uma apresentação bem ampla, o profissional destacou que a doação é essencial para ajudar pessoas que passam por emergências como incêndios e acidentes de carros, bem como em cirurgias comuns. No Brasil, apenas 1,9% das pessoas são doadoras, o ideal, segundo Joaquim, seria entre 3 e 5%.

Um doador de sangue representa um diamante do mais alto quilate. Porque a partir dele conseguimos salvar de 3 a 4 vidas, destaca Joaquim
A doação de sangue é um ato voluntário, seguro e simples que não causa riscos à pessoa que está realizando a doação e pode ser realizada em menos de uma hora. Após a devida identificação comprovada e análise clínica de aptidão para o ato, é realizada a coleta que retira cerca de 450 ml de sangue em uma bolsa de uso único e estéril, que pode salvar a vida de até quatro pessoas. Ao final do processo, o doador recebe lanche, devendo permanecer de 10 a 15 minutos no local após se alimentar para garantir que está bem.

• ter a partir de 50 quilos
• ter entre 16 e 69 anos. Para 16 é preciso de Termo de Autorização assinado pelo Responsável Legal.
Pessoas de 69 anos podem doar desde que tenham doado alguma vez antes dos 61 anos.
• doar somente após 6 meses da aplicação de piercing ou tatuagem.
• não ter Hepatites B e/ou C
• não estar em jejum e evitar comidas gordurosas 3 horas antes do ato
• portar documento oficial de identidade com foto
*Outras condições serão analisadas na triagem clínica
Homens Homens podem doar 4 vezes, com intervalo
de 60 dias entre as doações
Mulheres Mulheres podem doar 3 vezes (pois tem perda de sangue pela menstruação),
com intervalo de 90 dias
Devido ao grande engajamento e a toda repercussão positiva do evento, os empregados interessados fizeram doações em prol da campanha Junho Vermelho e compartilharam o momento de solidariedade com a CAPESESP.
Devido ao grande engajamento e a toda repercussão positiva do evento, os empregados interessados fizeram doações em prol da campanha Junho Vermelho e compartilharam o momento de solidariedade com a CAPESESP.
A CAPESESP atinge em 2022 marcas representativas em sua história sexagenária. Além de ter completado 64 anos em 18 de junho, a Entidade comemora 30 anos do CAPESAÚDE, plano que oferece benefícios assistenciais cada vez mais abrangentes e atuais a seus associados.


Diretor-Presidente da Entidade, João Paulo Reis Neto Em celebração, o Diretor-Presidente da Entidade, João Paulo Reis Neto, reuniu-se por videoconferência com todos os empregados para destacar a trajetória da CAPESESP, traçar um panorama da sua situação atual e falar sobre as perspectivas de novas ações.

Além disso, mantendo a tradição de buscar referências no passado, entender o presente e olhar para o futuro, foram ressaltados os cuidados com o aumento dos casos de Covid-19 no país e a importância de cada uma das pessoas que trabalham na CAPESESP.

Como recordação, a Entidade distribuiu ecobags a seus empregados. O objetivo é estimular a substituição das sacolas de plástico pelas ecológicas, pelo bem do meio ambiente.
BRINDES
A Agência Nacional de Saúde Suplementar avaliou a CAPESESP na faixa 1 do Monitoramento de Risco Assistencial referente ao 4º trimestre de 2021, com pontuação final de 0,7218. Com o resultado, a Entidade fechou o ano de 2021 na melhor colocação em todas as quatro avaliações trimestrais realizadas nessa categoria.

Na composição da nota, a ANS analisa indicadores divididos em cinco dimensões (assistencial, econômico-financeiro, estrutura e operação, informação e reclamação) e atribui pesos diferentes para cada uma, o que gera uma pontuação que varia de 0 a 1.

Notas

ATUALIZAÇÕES CAPESESP

Os novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, representantes dos patrocinadores (FUNASA e Ministério da Saúde), e dos participantes e assistidos, foram empossados, em 30/06/2022, por meio de videoconferência, para o mandato de 4 anos, a partir de 01/07/2022.

CAPESESP EMPOSSA NOVOS CONSELHEIROS
Até 31 de agosto, chefia e empregado* se reunirão para o ciclo de avaliação de desempenho intermediária (90º graus), a fim de alinharem a performance do avaliado, observado 3 aspectos: “Análise Geral sobre a performance do Empregado”; “Produtividade no Trabalho” e “Orientação à Aprendizagem”. Nesse momento, a avaliação será realizada no Portal da TOTVS, apenas pela chefia imediata, que fornecerá o feedback ao empregado e gerará relatório individual para impressão e assinaturas. Vale ressaltar que o objetivo dessa avaliação de 90º graus é identificar pontos fortes e melhorar a comunicação entre empregados e gestores.

* Empregados que estejam sendo avaliados por admissão, promoção ou transferência não participarão desse ciclo.

FIQUE ATENTO À AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 90 GRAUS
O Acordo Coletivo de Trabalho, aprovado em janeiro de 2022 para o ano em curso, definiu que a partir de 1º de julho os salários e benefícios serão reajustados em mais 6,25%, compondo a reposição total do compromisso firmado na norma coletiva. Para saber mais detalhes, acesse o Portal do Conhecimento para consulta do documento referente a cada estado.

COLUNA SOCIAL

Os empregados que já fizeram doação anteriormente à campanha da CAPESESP, contam um pouco sua experiência e incentivam os demais a doarem também.

Tiago Gonzaga Silva
Sou doador de sangue e medula há 10 anos, desde quando completei 18 anos.
Minha primeira doação partiu da necessidade de um amigo que foi acometido por Leucemia, e infelizmente veio a óbito. Desde então, costumo realizar doações a cada 3 meses de forma espontânea e por prazer em saber que vidas serão salvas.
Infelizmente a adesão em todo país é baixa, por isso acho que deve haver mais campanhas de divulgação, em especial na internet, além de disponibilizar unidades móveis em locais de grande circulação. Sabemos que, por conta da rotina corrida, nem sempre é possível ir até ao Hemocentro, muitas vezes distante e com horário de funcionamento reduzido.
Hoje sou um motivador e apoiador da doação de sangue, um ato simples para quem doa e imprescindível para quem recebe.
Victor Hugo Lemos
A minha motivação para fazer doação de sangue veio através do incentivo de um amigo de uma antiga empresa. Ao realizar a primeira doação, tive uma sensação de paz e dever cumprindo por estar ajudando ao próximo. É um gesto simples e muito fácil, por isso me pergunto por que as pessoas não praticam?
Já tive contato com pessoas que necessitaram de doação, tanto colegas quanto familiares, porém, por decisão própria, prefiro doar sempre no hemocentro de minha cidade e direcionar ao local de internação que a pessoa estiver.
O meu sangue é B+ e o hemocentro que costumo ir, o Hemoba, aqui em Salvador, frequentemente está em alerta de baixo estoque. Comecei as doações em 2014 e continuo até hoje. Acredito que as pessoas deveriam ter essa atitude por livre iniciativa e motivados pelo amor ao próximo antes de tudo. Minha mensagem final é: doe sangue, porque assim você doa vida, amor e esperança.
Se você tem interesse em divulgar produtos e serviços, envie o material para o e-mail
acs@capesesp.com.br e o seu anúncio será inserido nas próximas edições.
Siga as redes sociais da CAPESESP e fique sempre informado.

Até a próxima edição!