Edição 38
Agosto de 2022

PALESTRA ORIENTA SOBRE OS CUIDADOS COM A SAÚDE INFANTIL

Em alusão ao Dia do Pediatra (27 de julho), a 7ª edição do projeto “CAPESESP com Você” trata da saúde infantil e, em 25 de julho, promoveu uma palestra com a médica pediatra Dra. Patricia Cruz de Carvalho com o tema “Doenças comuns do inverno, quando levar a emergência”.

Com base em sua experiência de dez anos de trabalho na emergência pediátrica de grandes hospitais, a Dra. Patrícia explicou que pais e até mesmo profissionais da saúde muitas vezes têm dificuldade em identificar a melhor forma de tratamento, e que é preciso ter clareza em alguns conceitos a fim de potencializar a melhora da criança e evitar a superlotação de clínicas e hospitais, principalmente no período de inverno.

Com as temperaturas mais baixas, a tendência é manter os ambientes fechados, aumentando a aglomeração e o contato. Desta forma, a proliferação de vírus e bactérias é mais rápida e causa o aumento de infecções de vias aéreas superiores (rinite, sinusite, faringite e laringite) e inferiores (traqueíte, bronquite, bronquiolite e pneumonia).

O QUE É TOSSE?
Não é uma doença, e sim um mecanismo de defesa do organismo para as vias aéreas. Pode ser seca, rouca ou produtiva. É o primeiro sinal que surge quando há alguma infecção do sistema respiratório e o último a desaparecer. Não há tratamento específico para ela, e sim para o que está ocasionando a tosse, depois de feita a identificação.
O QUE É FEBRE?
Também um mecanismo de defesa contra vírus,
bactéria ou fungo. Fica caracterizada com a
temperatura acima de 37.8ºC.


EMERGÊNCIA X URGÊNCIA
Por acreditar que o desenvolvimento pleno das crianças deve aliar estudo, saúde e lazer, sendo a presença dos seus responsáveis fundamental para conduzir cada um desses momentos, a campanha de saúde do mês de julho propôs que os empregados interagissem com seus filhos, netos ou sobrinhos, a partir de atividades representativas e compartilhassem os registros com a Entidade para publicação no Informe. Veja as fotos:

CAPESESP ESTIMULA A INTERAÇÃO DE EMPREGADOS COM SEUS FILHOS
Em 4 de julho foi comemorado o dia do operador de teleatendimento e para celebrar, a gerência da área preparou uma programação especial para a Central de Relacionamento durante todo o mês.

Visando aprimorar as habilidades de escuta e resolução de problemas, ocorreram palestras e workshops com dicas e técnicas para o desenvolvimento do relacionamento humanizado que buscaram refletir no bom desempenho do trabalho dos operadores e na satisfação dos associados.

Estiveram presentes no evento Laila Wanjntraub, especialista em fonoaudiologia empresarial e Tatiana Gaulia, analista de recursos humanos da CAPESESP, que ministraram palestras sobre os temas “Comunicação Eficaz em Atendimento” e “Excelência no Atendimento telefônico”, respectivamente.

Além dos treinamentos, os empregados tiveram um momento descontraído com fotos e distribuição de brindes. A programação teve o objetivo de motivar e valorizar os profissionais que estão na linha de frente nos atendimentos da CAPESESP.

CRA REALIZA PROGRAMA ESPECIAL PARA CELEBRAR MÊS DO TELEATENDIMENTO
De acordo com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da CAPESESP, que tem caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, os empregados devem realizar, a cada dois anos (salvo os casos de comorbidade que aumente a susceptibilidade aos riscos), o exame clínico periódico e a análise complementar com o Médico do Trabalho (examinador), que emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), documento médico-avaliativo e que certifica se o trabalhador está apto a exercer determinado cargo ou função na empresa, nas seguintes circunstâncias:
CONHEÇA ALGUMAS NORMAS E DIRETRIZES DO PCMSO
Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo avaliação clínica e exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas deverão ser registradas em prontuário clínico individual, que ficará sob a responsabilidade do médico coordenador (Responsável Técnico) do PCMSO.

VOCÊ NA CAPESESP

Na nova coluna “Você na CAPESESP”, empregados contarão a cada edição um pouco sobre a área de atuação, funções, experiência e o que mais gostam na Entidade. Conheça agora a história de Flávio Cives e Daniela Ribeiro Lambertini, dois diretores que começaram suas carreiras e cresceram na CAPESESP.

Flávio Cives Diretor Financeiro
Lá se vão 37 anos de CAPESESP, uma longa história de conquistas e desenvolvimento profissional. Flávio Teixeira Cives iniciou sua carreira em 1985 como estagiário, nesse tempo passou pelos cargos de Assistente, Supervisor, Coordenador, Gerente até chegar à Diretoria, sempre ligado à área financeira, na qual tem formação pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro.

Assumiu a Diretoria de Administração Financeira em 2019, cumulando a Gerência da Divisão (DAFI), essa diretoria é dividida em três áreas: tesouraria/investimentos, recebimentos/cobranças e contabilidade.

Como Diretor Financeiro, é responsável pela execução da Política de Investimentos dos recursos dos Planos de Benefícios, execução do orçamento anual, fornecimento de concessão de empréstimos à Participantes e desenvolvimento de normas para procedimentos financeiros.

Junto à Previc, Flávio é Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ), ou seja, responsável técnico pelos investimentos e análise de riscos. Além disso é um dos poucos a obter títulos pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS, principal instituição voltada para profissionais e entidades da Previdência Complementar.

Além do carinho pela Entidade que o acolheu em toda sua carreira, Flávio ressalta que admira o poder de resiliência da CAPESESP ao driblar crises, mantendo-se no mercado como uma Caixa de Previdência e Assistência que presta serviços de excelência. Os contatos que fez durante sua trajetória também está presente entre os pontos de destaque em seu discurso. Prestes a se aposentar, Flávio é um exemplo de dedicação e motivação para todos os empregados que almejam ascensão profissional.

Daniela Ribeiro Lambertini Diretora de Administração
Daniela Lambertini possui praticamente metade dos seus anos de vida dedicados à Entidade. Paulista, recém-formada e com muitos sonhos a realizar, Daniela se mudou para o Rio, com a intenção de cursar um MBA em previdência e trabalhar na área de Direito, na qual tem formação.

Na CAPESESP iniciou sua carreira, em 1999, como auxiliar na área de Benefícios Previdenciais, e no ano seguinte passou a atuar no cargo de advogada, na Assessoria Jurídica, onde permaneceu por 13 anos. Em 2013, foi convidada pelo Diretor-Presidente para assumir o cargo de Chefe de Gabinete da Presidência, passou a ter contato direto com a Diretoria-Executiva. Planejamento, supervisão e administração de atividades relacionadas aos projetos da CAPESESP, passaram a fazer parte das suas funções, o que despertou seu interesse pela área estratégica.

Contudo, o maior desafio de sua carreira ainda estava por vir. Em 2017 quando assumiu a Diretoria de Administração (DADM), lidar com pessoas deixou de ser teoria, como era de costume em sua vida jurídica e passou a ser prático, já que ser Diretora exige habilidades de gestão e liderança.

A DADM cuida da operacionalização da estrutura da Entidade desenvolvendo meios para que os objetivos institucionais possam ser atingidos. Nessa estrutura há 6 divisões: logística, recursos humanos, cadastro, relacionamento com os associados, suporte e operação e sistemas de informação. Como Diretora de Administração, corrobora para o bom andamento das atividades além de definir e aprovar planos de gestão.

Ao longo de sua carreira Daniela conquistou títulos acadêmicos como as Pós-graduações em Direto Público, Direito Civil e Processo Civil, além da especialização em Planos Privados de Assistência à Saúde e em Previdência Pública e Privada, ambos conferidos pela Universidade do estado do Rio de Janeiro – UERJ. Pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS, possui cerificação com ênfase em Administração.

A dedicação à carreira e à CAPESESP torna-se notória não só pelas duas décadas de casa, mas pelo esforço em manter-se atualizada academicamente. Daniela destaca o que mais admira na Entidade: numerosas conquistas e a capacidade de transpor obstáculos, o que muito se assemelha a sua própria história.

CLASSIFICADOS

Inverno Solidário
Unicirco em Busca da Alma do Circo
Se você tem interesse em divulgar produtos e serviços, envie o material para o e-mail
acs@capesesp.com.br e o seu anúncio será inserido nas próximas edições.
Siga as redes sociais da CAPESESP e fique sempre informado.

Até a próxima edição!