Edição 39
Setembro de 2022

PALESTRA MOSTRA COMO PROTEGER O CORAÇÃO PARA VIVER MAIS E MELHOR

A 8ª edição do projeto “CAPESESP com você” trouxe a especialidade cardiologia em mais um evento online de promoção à saúde aos empregados da Entidade. A palestra com o tema “Como cuidar do seu coração para viver mais e melhor” foi ministrada pela Dra. Mônica Amorim de Oliveira, Mestre em Cardiologia, professora universitária e Vice-Presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ).

A especialista, convidada em razão do Dia do Cardiologista (celebrado em 14 de agosto), explicou sobre a importância de preservar bons hábitos e pediu atenção às doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte em todo mundo.
PALESTRA MOSTRA COMO PROTEGER O CORAÇÃO PARA VIVER MAIS E MELHOR
Os fatores de risco modificáveis são referentes aos hábitos de vida adquiridos que geram enfermidades no coração. Com ações preventivas e acompanhamento médico, eles podem ser reduzidos. Já os fatores não modificáveis são aqueles ligados à genética do indivíduo, por exemplo: histórico familiar de infarto precoce (pai abaixo de 55 anos e mãe abaixo de 65 anos), doenças cardiovasculares genéticas e ser do sexo masculino. Veja causas de doenças ligadas ao coração e como evitá-las:


HIPERTENSÃO
Também conhecida como “pressão alta”, é considerada uma enfermidade
silenciosa que comumente desencadeia infarto, acidente vascular
cerebral e insuficiência renal. Controle a hipertensão reduzindo
o consumo de sal e com um estilo de vida saudável.
DISLIPIDEMIA
Caracterizada por níveis elevados de gorduras no sangue, como colesterol e
triglicérides, que aumentam o risco de infarto e derrame. Opte por alimentos
in natura e evite industrializados.
OBESIDADE
Evite a inatividade e faça dietas balanceadas. Ter tempo adequado para a refeição
também é importante.
SEDENTARISMO
Qualquer atividade física é bem-vinda para evitar o sedentarismo.
Recomenda-se que a prática seja regular, de preferência 3 vezes por semana
e com acompanhamento médico.
TABAGISMO
Deve ser combatido tanto para evitar câncer quanto doenças
cardiovasculares. Se preciso, busque ajuda profissional para parar de fumar.
DIABETES
Controle açúcar, carboidratos e desenvolva um estilo de
vida saudável de uma maneira geral.
Em celebração ao Dia do Cardiologista, a CAPESESP distribuiu um brinde relacionado ao tema da palestra com um recado: “Seu coração é fonte de vida, cuide dele!”. Além disso, um filtro especial para o Instagram foi disponibilizado como parte da ação de saúde do mês agosto e os empregados puderam registraram o momento. Veja as fotos:
BRINDE E FILTRO NO INSTAGRAM
Contato físico por fluidos corporais é principal forma de transmissão
O surgimento e a propagação rápida de casos da Varíola dos Macacos em todo mundo reforça a necessidade de cuidados para evitar o contágio. No Brasil já foram registrados 5 mil casos.

Por definição, a Varíola dos Macacos é causada pelo vírus Monkeypox, sendo uma doença zoonótica viral que tem como forma de transmissão o contato com lesões, secreções, saliva, fluidos, corporais ou gotículas respiratórias, mas que também pode ser transmitida por contato com objetos contaminados.

Como se prevenir?

A principal forma de prevenção é bastante semelhante com os cuidados tomados em período de coronavírus. Lave as mãos com água e sabão regularmente e utilize álcool em gel antes de comer ou tocar o rosto. Outra recomendação importante é evitar contato físico com pessoas com suspeita ou diagnóstico da doença. Caso essa proximidade seja necessária, utilize luvas, máscaras, avental e óculos de proteção.

PROTEJA-SE DA VARÍOLA DOS MACACOS

ATUALIZAÇÕES CAPESESP

Em uma reunião virtual realizada em 19 de agosto, a CAPESESP apresentou a seus empregados o novo plano de benefícios previdenciais, denominado “CAPESESP Multi Entes Federativos”, a fim de capacitar e treinar as áreas de atendimento para recepção e orientação de futuros participantes.

O evento foi conduzido por Geani Rocha Benites, que trabalha na CAPESESP desde 1987 e atualmente exerce a função de Gerente da Divisão de Benefícios Previdenciais na Entidade.
CAPESESP realiza treinamento virtual sobre plano multi entes federativos
Em linhas gerais, trata-se de um plano multipatrocinado destinado a União, Estados, DF e Municípios, estruturado na modalidade de Contribuição Definida (CD), em que o participante define o percentual de contribuição, e o benefício futuro é estabelecido a partir de aportes efetuados durante todo o período. O Plano contempla benefícios por aposentadoria, invalidez e morte (para os dependentes).

Para saber mais detalhes sobre o plano CAPESESP Multi Entes Federativos CLIQUE AQUI
CAPESESP INFORMA: REGISTRO DO PONTO ELETRÔNICO É OBRIGATÓRIO
A Divisão de Recursos Humanos da CAPESESP reforça a necessidade de seus empregados cumprirem, de acordo com obrigação imposta pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a exigência do registro diário da jornada de trabalho, sendo obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída em registro manual, mecânico ou eletrônico.

De acordo com Normas e Procedimentos da Entidade, os empregados não podem “afastar-se do local de trabalho antes do término de expediente normal, sem a autorização da chefia e o devido registro no sistema de ponto”, podendo sofrer sanções disciplinares em caso de descumprimento. As ocasiões que configurarem execução de serviço externo serão abonadas mediante solicitação no Portal TOTVS.
Casos relacionados a saídas particulares (como por exemplo pausa para fumar, consultas médicas no próprio condomínio, ida ao banco ou jornaleiro, dentre outros) devem ser registrados para compensação no banco de horas segundo os critérios estabelecidos pela Entidade.

Reforçamos ainda que o intervalo para repouso e refeição, mais conhecido como “intervalo para almoço”, precisa ser registrado diariamente e, excetuando o dia de pagamento, caso o empregado faça uma jornada corrida de 6 horas terá o desconto da pausa intrajornada, correspondente a 1 hora.

VOCÊ NA CAPESESP

ARTUR BARBOSA TORRES
Uma história iniciada na Engenharia, se desviou para Processamento de Dados, mas que no fim deu o rumo certo para a carreira que está prestes a completar 32 anos, sendo 30 deles na CAPESESP.

Artur Barbosa Torres ingressou na Entidade como Programador Junior, na Divisão de Informática, que posteriormente foi transformada em duas, a DSI (Divisão de Sistemas de Informação) e a DSO (Divisão de Suporte de Operações), permaneceu vinculado nessa última e responde pelo cargo de Gerente de Suporte desde 2008.

Na DSO é responsável por administrar todo o parque tecnológico da CAPESESP, ou seja, tudo que envolve a Tecnologia da Informação - infraestrutura de equipamentos, softwares, desde sua criação até a implementação. A operação das atividades funciona 24 horas, 7 dias por semana, a fim de manter o bom desempenho dos sistemas.

Atualmente, a equipe conta com um gerente, um analista de suporte, um técnico e cinco operadores de computador, de modo que todos respondem à Gerência Executiva de T.I. que está vinculada à Diretoria de Administração.

Artur em sua trajetória profissional buscou se aperfeiçoar através de cursos de especialização em tecnologia, uma especialização em Engenharia de Produção, um MBA em Gestão de Negócios e um MBA em Gerenciamento de Projetos.

Nesses longos anos na CAPESESP, Artur destaca como prazeroso o ambiente de trabalho e diz ter uma sensação de bem-estar ao desempenhar suas funções, na qual demonstra muito gosto pela área que escolheu atuar.

MARGARETH CAMPOS PEREIRA
27 anos de CAPESESP é para poucos. Margareth Campos Pereira tem metade de sua vida dedicada à Entidade. Formada em Administração, iniciou sua carreira como auxiliar na DBP (Divisão de Benefícios Previdenciais). Após um processo seletivo interno, passou a ocupar o cargo de assistente na mesma divisão. Anos depois, foi convidada pela Diretoria de Administração Financeira para assumir a Gerência da DRC (Divisão de Recebimento e Cobrança).

Essa Divisão é responsável pela execução dos processos de cobrança e recebimento de valores, concessão de empréstimos e financiamento, visando a excelência nos serviços prestados pela Entidade. A equipe é composta por 2 auxiliares e 2 assistentes, pelos quais Margareth tem um carinho especial.

Muitas histórias foram vivenciadas e ainda há expectativas em viver muitas outras, pois se tem alguém que fala com brilho nos olhos sobre a CAPESESP, essa pessoa é a Margareth.

CLASSIFICADOS

Luzia Sousa (SEG)
Vende o livro Secretariado em Ação.
Histórias inspiradoras para qualquer profissional que deseja sucesso na carreira.
Aquisições direto com a Coautora Luzia Sousa por R$50,00 (poucos exemplares disponíveis).
Joyce Angelica Lemos Monteiro (DAC)
Consultora de beleza das marcas Avon, Natura, Demillus e Boticário.
Joyce Angelica Lemos Monteiro (DAC)
Izabela Bravo (NAC)
Consultora de bem-estar – oferece produtos de Aromaterapia
Se você tem interesse em divulgar produtos e serviços, envie o material para o e-mail
acs@capesesp.com.br e o seu anúncio será inserido nas próximas edições.
Siga as redes sociais da CAPESESP e fique sempre informado.

Até a próxima edição!