Edição 40
Outubro de 2022

PALESTRA DO “CAPESESP COM VOCÊ” ABORDA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção ao suicídio, a 9ª edição do projeto “CAPESESP com você” promoveu em 21/09 a palestra “Viver é a melhor opção”, com o psiquiatra Dr. Luiz Felipe Savignon, tendo o objetivo de debater abertamente esse tema tão sensível à sociedade.

Os dados apontam que a cada 40 segundos uma pessoa no mundo tira a própria vida. Em sua abordagem, o especialista explica que o suicídio é a causa de morte mais evitável, sendo possível prevenir com atitudes de acolhimento, empatia e tratamento adequado.
O potencial suicida não quer morrer, apenas acabar com o sofrimento. É preciso que sejam desenvolvidas ações preventivas que abranjam todas as idades e classes sociais para conscientizar e diminuir preconceitos, possibilitando que as pessoas aprendam a lidar melhor com os próprios quadros negativos e com a dificuldade clínica ou afetiva do próximo, explica o Dr. Luiz Felipe.
Apesar de ter a depressão como causa prevalente, o ato pode ser desencadeado por qualquer doença psiquiátrica ou clínica, crises em relacionamentos amorosos e familiares ou fortes abalos emocionais que gerem um sofrimento mental.

O Dr. Luiz Felipe diz que é preciso ficar atento aos sinais, implícitos e explícitos, de que as coisas não estão bem e encarar o problema de frente. Para ele, abordar o assunto de forma responsável não estimula o surgimento de novos casos e é mais uma eficaz atitude preventiva.

“80% dos pacientes procuram ajuda na semana anterior ao suicídio, seja de amigos, colegas ou profissionais da saúde, e muitas vezes essas pessoas não percebem que se trata de um pedido de socorro”, explica o psiquiatra.



DIÁLOGO
Não hesite em estimular que a pessoa fale o que está sentindo, inclusive abordando o
assunto do suicídio para entender a complexidade da situação.
EMPATIA
Saiba ouvir e nunca desdenhe de sentimentos ou julgue quem está
debilitado. A dor do outro não é a nossa e o respeito é fundamental.
COMPANHEIRISMO
Tente participar mais ativamente da rotina da pessoa. Estimule e, se possível, participe
de atividades que ela tenha prazer em fazer.
SEJA POSITIVO
Enalteça virtudes e crie uma atmosfera positiva com mensagens boas e
otimistas, desde que não superficiais, lembrando de vínculos familiares e
afetivos importantes.
CASOS DE EMERGÊNCIA. Em contato com potenciais suicidas, evite atitudes e movimentos bruscos. Se possível, encaminhe a pessoa para uma avaliação profissional. Acione, quando necessário, os serviços do SAMU (192) ou Bombeiros (193).
A CAPESESP venceu cinco processos seletivos referentes ao novo Plano Multi Entes Federativos. Nesse momento, a Entidade passa a gerir a previdência complementar dos servidores dos municípios de Chopinzinho (PR), São José dos Pinhais (PR), Pato de Minas (MG), Rondonópolis (MT) e Itupeva (SP).

São mais de 20 mil servidores que passarão a contar com a expertise de 64 anos da CAPESESP para se planejarem financeiramente, garantindo o bem-estar no presente e tranquilidade no futuro, como estabelecido na missão da Entidade.

A conquista dos novos Patrocinadores reforça o posicionamento de buscar referências do passado e olhar para o futuro, visando o avanço da Entidade, que tem o objetivo de proporcionar serviços previdenciais e assistenciais de excelência.

Conheça os novos Patrocinadores que farão parte do Plano Multi Entes Federativos:

CAPESESP VENCE CINCO PROCESSOS SELETIVOS E CONQUISTA NOVOS PATROCINADORES

ATUALIZAÇÕES CAPESESP

O Portal do Conhecimento da CAPESESP, ambiente de ensino remoto que promove conhecimento e capacitação, completou quatro anos no último 19 de setembro com o propósito de seguir relevante e engajar os seus empregados no âmbito nacional para entender os valores da Entidade e exercer suas funções com excelência.

O novo ciclo se inicia com 17 cursos disponíveis (cada um deles possui informações do conteúdo programático e carga horária a ser cumprida), todos apoiados em algum dos cinco pilares fundamentais para o desenvolvimento profissional dentro da Entidade: institucional, negócios, comportamental, técnica e liderança.

O mais recente é o de Comunicação não-violenta, desenvolvido para estimular melhores formas de expressão e empatia, a fim de aprimorar as relações formais e informais na vida pessoal e no ambiente corporativo.

Na plataforma, criada em 2018, também é possível consultar apostilas, apresentações, formulários e cartilhas, em processos de aprendizado que estimulam busca por informação institucional, desenvolvimento de habilidades e qualificação profissional.


CUSTO ZERO
Os treinamentos, cursos, capacitações ou qualquer outra ferramenta
disponibilizada são sempre gratuitos e podem ser acessados após cadastro
na página do portal (https://portaldoconhecimento.capesesp.com.br/my/).
CRESCIMENTO PROFISSIONAL
Entre outros benefícios, o empregado que investe em conhecimento melhora
a produtividade e, consequentemente, se qualifica para processos seletivos
internos ou mesmo para o mercado de trabalho em geral.
ACESSO ILIMITADO
O Portal do Conhecimento possibilita o acesso aos conteúdos educacionais a
qualquer momento, de forma ilimitada. É válido ressaltar, porém, que cursos
utilizados para avaliação de desempenho devem ser concluídos dentro de
prazos previamente estipulados.
LINGUAGEM DIRETA
Qualquer que seja a complexidade do tema, o conteúdo é formatado com
linguagem simples e direta para facilitar a compreensão e abranger
empregados com diferentes formações.
CERTIFICAÇÃO
Ao final de cada curso, o participante é avaliado em um teste. Para ser
aprovado e receber o certificado de conclusão é preciso atingir ao menos
de 70% de acertos.

SORTEIO DO SMARTWATCH:

VOCÊ NA CAPESESP

Eduardo Costa
Eduardo Costa, ou apenas Costa, como é conhecido, completou, em setembro de 2022, 30 anos de CAPESESP. A sua trajetória se confunde com a história da saúde suplementar no Brasil e com a da própria Entidade, onde presenciou vários momentos importantes como a criação da FUNASA em 1992, com a fusão da Fundação SESP e da SUCAM; a criação do CAPESAÚDE como plano de autogestão, em 1992; a regulamentação dos planos de saúde em 1998 (Lei nº 9.656); a aquisição pela CAPESESP em 2010 da licença do ERP (Enterprise Resource Planning) da TOTVS, denominado Protheus; entre outros eventos.

Formado em Administração, Eduardo entrou como Auxiliar na Divisão de Análise de Contas Médicas (DAC), onde trabalhou por 13 anos e passou por vários cargos. Na Diretoria de Previdência e Assistência (DPAS) atua há 17 anos, sendo 6 deles como Gerente Executivo de Cobranças Médico-Hospitalares.

Em sua Gerência estão concentradas todas as atividades inerentes à análise das cobranças de procedimentos médico-hospitalares e odontológicos, bem como o processamento e a habilitação para pagamento. A Divisão de Análise de Contas Médicas (DAC), a maior em número de empregados da CAPESESP, é ligada à sua Gerência Executiva, o que demostra um grande desafio na gestão de pessoas.

A participação em projetos importantes na Entidade, marca a vida profissional de Costa, que já atuou na Gerência do Projeto Synfonia (referente à implantação do ERP Protheus), trabalhou também como Coordenador TISS da CAPESESP junto à ANS e como substituto dos representantes titulares e suplentes da UNIDAS em reuniões do COPISS (Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar) na ANS, e ainda esteve à frente da obtenção de registro junto a ANS de mais de 40 produtos (planos) do CAPESAÚDE.

A CAPESESP não é apenas a segunda casa de Eduardo Costa, mas também sua fonte de admiração e carinho, na qual recebe destaque características como a superação de desafios constantes e a prestação de serviços de forma humanizada.

GEANI BENITES
“Tive o privilégio de ver a CAPESESP crescer”.

Geani Benites, em janeiro de 1986, ingressou na Entidade como estagiária. Na época, começou trabalhando em Niterói na Diretoria Regional do Rio de Janeiro da antiga Fundação SESP, na Representação da CAPESESP.

Um ano depois, com a reestruturação da Fundação SESP, Geani passou para o nível central da CAPESESP, já como auxiliar, para trabalhar na área de benefícios previdenciais na qual atua até hoje.

Desde 1993, Geani assume a função de gerência da DBP. Essa área é responsável pela análise e pagamento dos benefícios previdenciais, dos Institutos de Resgate e Portabilidade, Pecúlios, gestão atuarial, propostas regulamentares e, mais recentemente, o desenvolvimento e acompanhamento na implantação do novo Plano CAPESESP Multi Entes Federativos.

A Entidade é um caso de amor para Geani, pois foi a empresa que abriu as portas do mercado de trabalho para ela e lhe proporcionou vasto interesse e conhecimento pela área de previdência. Entre as coisas que mais admira, Geani destaca: “A capacidade da CAPESESP de se transformar”.

CLASSIFICADOS

Luzia Sousa (SEG)
@flordo.bambu (Instagram)
(85) 99943- 6763 (WhatsApp)

Produtos artesanais da marca Flor do Bambu.
Sabonetes glicerinados, feitos com manteigas e óleos vegetais, máscaras faciais e aromatizadores.
Paula Coutinho
@amopipocasgourmet (Instagram)
(21) 98033-8385 (WhatsApp)

Pipoca Gourmet
Paula Coutinho
Deborah Chagas (NAC)
@dedidocegourmet (Instagram)
(21) 96511-0030 (WhatsApp)

Docinhos Gourmet
Se você tem interesse em divulgar produtos e serviços, envie o material para o e-mail
acs@capesesp.com.br e o seu anúncio será inserido nas próximas edições.
Receba informações sobre os serviços da CAPESESP no seu WhatsApp. Adicione o número
(21) 99120-8959 aos seus contatos e envie uma mensagem com a palavra “SIM”.

Siga-nos no Instagram @capesespoficial
Instagram @capesespoficial

Até a próxima edição!